Francisco de Assis

"He, who works with his hands, is a workman.
He, who works with his hands and his head, is a craftsman.
He, who works with his hands and his head and his heart, is an artist."

S. Francisco de Assis

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oração a São Miguel

Com força e coragem no coração
Todo o medo têm seu fim
São Miguel vai vencer o dragão
Com a luz que brilha dentro de mim


Branca de Neve e os 7 anões







Para a Casa das Fadas em Óbidos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Enfim...Chegou o Outono

Enfim chegou o Outono e nesta época do ano há muito trabalho para os nossos irmãos mais pequenos!

É agora que se começam a encher as dispensas para o Inverno, tudo têm de estar pronto daqui a três meses, nada pode falhar...

Mas eles gostam...adoram todas as estações do ano e esta é das mais belas!!!!


Boneco articulado feito com arame e lã

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nas flores ao vento há fadas a baloiçar

Rainha do Mar





Mais animais...

Estou a adorar fazer animais....

Eis uma baleia






E um lama (os lamas são os grandes companheiros dos povos indígenas da América do Sul, carregam as cargas mais pesadas e fornecem a lã. Uma das espécies da familia dos lamas muito popular na indústria têxtil é a Alpaca, procurada mundialmente devido à nobreza da sua fibra! Infelizmente sabemos o que acontece a uma espécie animal quando cai na moda!!! Fica ameaçada...

Aguardo esperançosamente o tempo em que homens e animais colaborem juntos em harmonia e reciprocidade!!



Para uma princesa...



Este gorro foi fiado e tricotado por mim....

está à espera de uma menina (ou menino porque não) entre os 2 e os 3 anos de idade.

Arte pura



Sou defensora máxima que não há maior artista no mundo do que uma criança que têm a liberdade e a oportunidade de se exprimir livremente.

Aqui estão alguns trabalhos do meu filho que vai fazer 3 anos para o ano que vêm.

São aguarelas com tintas Stockmar (as que eu uso), e uma delas a maior é pintada apenas com uma cor, as restantes duas com duas cores.

Normalmente não deixo o Elias pintar com mais do que uma cor, para lhe dar a oportunidade de descobrir o sentido da cor e todas as nunces que podem ser obtidas, mas às vezes se estou a pintar também ele pede outras cores e aí no máximo deixo-o trabalhar com duas cores, mesmo assim evitando....

No entanto o resultado é lindíssimo!

Outra coisa que faço sempre questão de fazer com as crianças seja o meu filho ou alunos etc, é dar-lhes sempre material de qualidade para a mão, tintas, ceras, pincéis, papel....se eles são artistas merecem trabalhar com o melhor e como vêm o respeito e a admiração que tenho pelo material, porque é o meu próprio material eles respeitam também...

A Casa das Fadas apresenta: A Ronda Das Fadas

A CASA DAS FADAS

Apresenta A RONDA DAS FADAS

VEJA ESTE LINK DA SIC NOTICIAS
Sic.aeiou.pt/online/vídeo/informacao/noticiascultura/
2009/8/recriado-em-obidos-mundo-dos-contos-infantis-gnomos-e-duendes.htm


Venha fazer parte de uma viagem ao coração da terra e deixe-se encantar por cenários de floresta, grutas, cristais e ribeiros. Encontrará seres de encantar que o convidarão a viver histórias intermináveis de alegria e fantasia.
Todos os últimos fins-de-semana do Mês a Casa das Fadas apresenta o espectáculo “A Ronda das Fadas”.
Para crianças a partir dos 2 anos mas também para os seus Pais este espectáculo é seguido de um atelier de “DANÇAS DO MUNDO” .
Um espaço com programas alternativos para recordações em família diferentes!
A Ronda Das Fadas:
Maria, convidada por um gnomo para conhecer a Verdadeira Vida da Terra, com a intenção de a poder ajudar, percorre com ele as estações do Ano e assiste às metamorfoses das plantas e ao papel dos Seres Elementares no desenvolvimento delas.
Mas, um Espírito do Fogo avisa de que nem tudo corre bem! Está na altura de agir!
E de facto, para além destes Espíritos da Natureza ligados ao Mundo vegetal e á Infância, Maria acaba por conhecer também, seres que são perigosos, pois estão ligados às emoções humanas.
As ondinas do lago escuro que tentam e quase conseguem seduzi-la, e os duendes-cogumelos, que a convidam a dançar. Primeiro curiosa e entusiasmada, depois assustada, Maria mesmo assim, aceita o convite, pois percebe que eles precisam de ajuda. É raptada por eles, e desce ao mais profundo da Terra …



Mas, lá no fundo mais fundo, Maria reencontra a Luz e trá-la consigo para a superfície, iluminando tudo à medida que avança.
A Terra foi salva, transformada num novo Sol!
Mais informação sobre a Casa das Fadas
No jardim da Casa das Fadas, por onde já passaram centenas de crianças, lêem-se histórias, há teatros de marionetas e há espaço para a descoberta interior através de actividades que trabalham a criatividade corporal espiritual e artística. Grupos de escolas vêm de todo o país para descobrir este mundo mágico, mas com alicerces profundos que vão beber à pedagogia Waldorf valores de ética e de construção da personalidade da criança. Tudo com o objectivo de contribuir para a formação de um ser humano feliz, centrado e com consciência de si próprio.
Casa das Fadas
Morada: Rua do Facho n° 39 e 41, Óbidos
Telefone: 262 950 960
www.casadasfadas.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quadros de parede

É incrível como um quadro de lã dá um toque tão especial a um canto da casa. A lã sem dúvida aconchega e torna os ambientes mais acolhedores.





Ambos disponíveis.

Brinquedos artesanais

Este meu processo de estar cada vez mais, a procurar trabalhar com a matéria prima desde a origem, levou-me à fiação e é com muito gosto que vos apresento os meus primeiros brinquedos, feitos com lã tricotada e fiada por mim!!!
Este ano vou iniciar o curso de pedagogia Waldorf, espero que traga um novo impulso e uma nova visão às minhas criações, especialmente no que diz respeito aos brinquedos!


Eis um anão contador de histórias, feito em tricô com pura lã de merino (fiada por mim) e enchido com lã. (Disponível)


Aqui temos um lama em finalização...

Aguarelas personalizadas

Aqui ficam outros trabalhos com aguarela, lápis de côr e ceras.


O processo da lã

Também ando a dedicar-me a todo o processo da lã, desde a matéria prima ao produto final,eis os primeiros passos a dar.

A primeira coisa é separar a lã, retirar a parte de fora (mais suja e amarelada) e separar da parte interior, normalmente mais limpa. No meu caso uso a parte mais suja para compostagem e uso apenas a parte mais limpa.
A lã que fica têm de ser aberta à mão de forma a que a sujidade possa sair com maior facilidade ao lavar.


Aqui a lã fica de molho em água morna e sabão neutro (o ideal é que seja sem cheiros e sem produtos químicos), durante 30m, e este processo têm de se repetir atá a lã ficar limpa!


No fim a lã terá de ficar a secar à sombra.


O próximo passo é cardar e tingir... mostro depois os resultados.

Velas com cera de abelha pura

Eis a nossa primeira experiência a fazer velas! Um apicultor amigo ofereceu-me alguns favos com cera de operculos, a cera que serve de casa às abelhas e resolvi meter mãos à obra mais o Hugo e uma amiga (a Xana) e fazer as nossas primeiras velas puras, purinhas feitas somente com cera de abelha (uma raridade).
Vocês sabiam que as velas que se consomem por aí carregadinhas de parafina depois de acessas enviam para a atmosfera substâncias cancerigenas? Pois é....o meu próximo passo é fazer lamparinas de azeite.

Mas deixem-me explicar-vos o processo das velas:


Aqui é o hugo a tirar os favos e separar as impurezas mais perceptíveis a olho nú (e mais nojentas como larvas de traça por ex...)


Aqui a cera é levada a lume brando num tacho com água, neste processo é preciso ter muito cuidado para a cera não ferver.


De um garrafão de 5l de água cheio de favos, isto foi o que sobrou, depois de coar a cera num pano para separar das impurezas.


Depois de novamente derretida a cera é colocada nestas formas, que neste caso são rolos de papel higiénico forrados com prata (viva a reciclagem).



Eis o resultado final!!!!!!
Estas serão para acender em honra das irmãs abelhas e de todo o seu trabalho para nos servir!
Gratidão*

Aguarelas personalizadas

É com muita comoção que vos apresento uma nova nuance do meu trabalho intuitivo...

É mais forte, mais abrangente e ainda estou a sentir o impacto deste trabalho na vida das pessoas que me procuram, e por estar ainda numa fase experimental até 31 de Dezembro cada aguarela irá custar €20 (sem portes incluídos).
O trabalho é realizado num papel de gramagem grossa próprio para aguarela e pode ser realizado combinando aguarela, lápis de cera e lápis de cor, os pigmentos utilizados são naturais, o que quer dizer que as cores vêem da natureza e por isso a sua ressonância na alma tem uma acção mais forte e oculta.

Agradeço do fundo do coração a quem estiver interessado em participar deste laboratório cromático e sensitivo. Até 31 de Dezembro quem estiver interessado pode enviar-me um e-mail com nome, data de nascimento, local e hora e de preferência fotografia actualizada.
Apartir de 01 de Janeiro o preço será reajustado a um valor que me possibilite ter algum retorno, ou seja €30.

Que as cores da natureza possam nos elevar e curar!
Ana



Fadas Personalizadas

Mais uma vez venho partilhar as peças que realizo por encomenda.

Gostava de aproveitar para agradecer os vossos comentários e queria re-lembrar que neste trabalho personalizado eu limito-me a trazer à luz a energia de quem me procura, logo não há grande trabalho criativo aqui e sim intuitivo (serão as duas coisas exactamente a mesma????) Enfim...o que quero dizer é que estas bonecas representam fases da vida de alguém que me procurou e cuja energia foi captada num pedaço de lã daí o mérito estético ficar para a pessoa!!! E o significado oculto da boneca também!!!!